quinta-feira, 10 de março de 2011

“Ser escritor por uma manhã no Teatro Aveirense...”

No dia 23 de Fevereiro de 2011, a turma C do 3º ano da Escola do 1º CEB da Vera Cruz, foi à Oficina de escrita criativa, a decorrer no Teatro Aveirense.

Nessa Oficina do texto, as crianças escrevem um livro à sua maneira, inventando uma história a seu gosto. Têm de obedecer a determinadas regras para o jogo correr bem. Assim, ao entrar na porta principal onde tudo se passa é proibido falar, correr e temos de estar muito atentos ao piscar das luzes nos gabinetes. O espaço tem cerca de 12 gabinetes pelos quais as crianças circulam, com o objectivo de escrever um livro. Os gabinetes têm vários temas tais como: música, plantas, animais, mapas, antiguidades, reis, objectos etc. Cada gabinete dá para duas crianças que ficam frente a frente, tendo determinado tempo para escrever ou desenhar o que lhes vai no pensamento. Para aumentar a inspiração e a concentração o ambiente é escuro e com música clássica, apenas as luzes dos gabinetes estão acesas. Quando as luzes piscam é hora de mudar de gabinete.

No final, o João Lizardo (orientador) dialoga com as crianças e tenta interpretar e compreender o que cada um fez.

Eu acho que é uma boa experiência para quem gosta de escrever e também é uma experiência enriquecedora para desenvolver emoções e sensações.

Eu gostei e não me importava de repetir!

Texto escrito por: Gonçalo Cerqueira (3º Ano, Turma: C)
Fotografias: Mariana Christo

Sem comentários:

Enviar um comentário